O FC Porto sonha com a fase de grupos da Champions para assim levar um cheque, no mínimo, de 43 milhões de euros. Para isso, terá de passar, numa primeira fase, pelos russos do Krasnodar, em jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A verdade é que os dragões têm boas recordações da Rússia…

CSKA Moscovo, Lokomotiv Moscovo, Spartak Moscovo e Zenit São Petersburgo. Estas foram as quatro equipas russas que o FC Porto defrontou nas competições europeias. O saldo é francamente positivo, pelo mesmo diante das três primeiras, já que os dragões jamais perderam uma partida.

No entanto, contra o Zenit, a história é diferente. Em quatro partidas, dois empates e duas derrotas, os únicos desaires do FC Porto diante de equipas russas.

LEIA TAMBÉM
FC Porto não alcançou a fase de grupos apenas uma vez em nove ocasiões

Curiosamente, os quatro encontros contra o Zenit aconteceram na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na temporada 2011/12, vitória por 3-1 para os russos em casa e 0-0 no Dragão; em 2013/14, derrota por 0-1 em Portugal e empate a um na Rússia.

FC Porto com bom historial diante das equipas da Rússia

De resto, e contra CSKA Moscovo, Lokomotiv Moscovo, Spartak Moscovo, o FC Porto tem boas memórias, já que jamais perdeu uma partida com estas equipas russas, um resultado que os portistas esperam agora que se repita contra o Krasnodar (fundado em 2008, o seu nome significa “presente vermelho”), que fazem a sua estreia na Liga dos Campeões.

LEIA TAMBÉM
Sonho europeu vai começar para o FC Porto na Rússia

De referir que o rival do FC Porto, apesar de fazer a estreia na principal prova de clubes europeus, tem cerca de 50 jogos na Liga Europa. Por duas vezes alcançou o terceiro lugar no campeonato russo, em 2014/15 e 2018/19, a sua melhor classificação até ao momento.

Na segunda competição da UEFA, o Krasnodar tem 46 partidas, somando 24 vitórias, 9 empates e 13 empates (82 golos marcados e 50 sofridos), ou seja, 52,17% de aproveitamento.

Historial do FC Porto contra equipas oriundas da Rússia
Historial do FC Porto contra equipas oriundas da Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here