Após a inesperada derrota diante do Emelec em Guayaquil, no Equador, na primeira mão dos oitavos-de-final por 0-2, o Flamengo de Jorge Jesus tem a sua primeira “final” esta quarta-feira (quinta-feira em Portugal, 1h30) na prova. Com a lotação esgotada, os flamenguistas querem viver uma noite mágica no Maracanã

Depois da desastrosa derrota, onde tudo o que poderia dar errado acabou por acontecer, inclusive a lesão do capitão Diego, que já não joga este ano, o Flamengo espera que os Deuses do Futebol olhem com melhores olhos para as cores rubro-negras esta noite.

E tal será necessário, já que o Emelec, embora seja uma equipa bastante inferior em termos técnicos ao clube do Rio de Janeiro, tem possibilidades de surpreender, principalmente devido aos seus dois extremos, Godoy e Caicedo, autores dos golos no Equador.

Ou seja, será necessário ter muito cuidado com os contra-ataques dos equatorianos, caso contrário os rubro-negros terão de marcar mais do que dois golos, mínimo para igualarem a eliminatória caso não sofram nenhum tento.

Flamengo terá de superar a História para passar pelo Emelec

A história não é benéfica para o Flamengo na Libertadores. Na fase eliminatória, e com esta desvantagem, o Fla jamais conseguiu reverter uma desvantagem de dois golos. Em 2007, e depois de perder por 0-3 diante do Defensor em Montevidéu, venceu apenas por 2-0 no Maracanã (resultado suficiente para levar o jogo para as grandes penalidades, esta noite…); em 2018, derrota em casa por 0-2 diante do Cruzeiro e vitória por 1-0 no Mineirão.

Mas um dado que mantém a esperança da torcida do Mengão é o histórico do Emelec no Brasil. No total, 15 jogos e 14… derrotas. A única vitória aconteceu este ano, contra o já qualificado Cruzeiro na fase de grupos, por 2-1.

Em jogos a eliminar, o Emelec foi derrotado, no Brasil, pelo Grémio por 0-2 (1995, na meia-final), pelo Corinthians por 0-3 (2012, nos oitavos-de-final) e pelo Fluminese por 2-0 (2013, nos oitavos-de-final).

LEIA TAMBÉM
Já não há ingressos para o decisivo Flamengo-Emelec
“Torcidas” do Flamengo mostram apoio a Jesus e jogadores
Jorge Jesus sofre primeira derrota com o Flamengo

o Flamengo defrontou o Emelec, sempre na fase de grupos, em 2018 (2-0), 2014 (3-1) e 2012 (1-0). Ou seja, em dois jogos o Fla seria hoje eliminado e em outro necessitaria das grandes penalidade para continuar em prova. Um histórico que não é muito animador para Jorge Jesus e os seus jogadores.

Na presente edição da Libertadores da América, o Emelec marcou oito golos e sofreu cinco (sete jogos, três vitórias, três empates e uma derrota). Já o Flamengo marcou 11 e sofreu 7 (sete jogos, três vitórias, um empate e três derrotas).

O clube da Gávea não marcou um único golo em três dos seus sete jogos. Entretanto, a equipa oriunda de Guayaquivil marcou em quatro dos seus sete encontros.

Os tentos de Flamengo e Emelec, tantos os golos marcados (GM) como os sofridos (GS), foram marcados do seguinte modo:

Os golos de Flamengo e Emelec na edição deste ano da Libertadores da América
Os golos de Flamengo e Emelec na edição deste ano da Libertadores da América

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here