Maior transferência do futebol português e quarta mundial, o jovem João Félix terá como desafio no Atlético Madrid superar os números de Tiago, Simão, Futre e Jorge Mendonça, quatro portugueses que estão no coração dos adeptos do clube da capital espanhola.

João Félix, contratado ao Benfica por 126 milhões de euros, a quarta maior transferência de sempre do futebol mundial, é o 17.º jogador português a representar o Atlético de Madrid, embora apenas 12 tenham vestido a camisola do clube. Deste restrito lote, quatro estão na memória do clube, concretamente Jorge Mendonça, Futre, Simão e Tiago.

O primeiro marcou 80 jogos em 215 e foi o primeiro luso a vestir a camisola vermelha e branca, na década de 60 (ficou entre 1958 e 1967). No total, Jorge Mendonça ganhou uma liga espanhola, três taças do Rei e uma Taça das Taças.

Depois foi a vez de Paulo Futre ser reverenciado pelos adeptos (1987-1992), uma reverência que até hoje perdura. No total, 221 jogos e 51 golos. Futre conquistou apenas duas Taças do Rei, mas num período bastante complicado para o clube colchonero, o que fez dele um ídolo eterno para os adeptos colchoneros.

LEIA TAMBÉM
Atlético Madrid anuncia a contratação de Herrera
Atlético Madrid: Felipe é o novo reforço do clube espanhol

Simão Sabrosa, que jogou 171 partidas e marcou 31 golos entre 2007 e 2011, brilhou nas duas primeiras épocas e levou para casa uma Liga Europa e uma Supertaça europeia, marcando ainda, em 2009, o golo número 4000 da história do clube espanhol.

Outro nome grande foi Tiago (228 jogos, 19 golos), sendo contratado em definitivo em 2011/12 após empréstimo da Juventus na temporada transata (ficou até 2016/17). O ex-benfiquista ganhou uma Liga (2013/14), mas também uma Taça do Rei, uma Supertaça espanhola e uma Liga Europa. A sua marca pessoal na equipa foi tanta que fez inclusive parte da equipa técnica de Diego Simeone, que agora procurará fazer com que João Félix alcance o nível dos seus quatro compatriotas.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here