Frank Lampard, de 41 anos, foi apresentado esta sexta-feira como novo treinador do Chelsea, que, desde novembro de 2012, já teve cinco técnicos, entre eles José Mourinho, no seu segundo regresso a Standard Bridge.

«A oportunidade de orientar esta equipa, de ter jogado e sentido esta casa, a possibilidade de gerir este lugar e este clube, os adeptos, os jogadores… A vontade de treinar o Chelsea era realmente enorme», afirmou Frank Lampard na sua apresentação, confessando que está perante um enorme desafio, ainda mais quando tem apenas um ano de experiência como técnico.

pub

O novo treinador do Chelsea orientou na época passada o Derby County da II Divisão inglesa, clube que anunciou o holandês Cocu para o lugar do ex-médio inglês. Lampard quase conseguiu alcançar a Premier League com a sua equipa, falhando no último jogo, quando foi superado pelo histórico Aston Villa (sete vezes campeão inglês), que ganhou o play-off de acesso por 2-1.

Os impressionantes números de Lampard como jogador do Chelsea
Os impressionantes números de Lampard como jogador do Chelsea

Como jogador, Lampard representou o Chelsea durante 13 temporadas, entre 2001 e 2014. A estreia foi a 19 de agosto (1-1 com o Newcastle) e a despedida a 4 de maio (0-0 com o Norwich).

No total, o ídolo de Stanford Bridge tem 648 partidas com o Chelsea, 593 como titular (é o quarto jogador com mais encontros, atrás apenas de Ron Harris, Peter Bonetti e John Terry) e 83 como capitão.

Marcou 211 golos (147 na Premier League, 26 na Taça de Inglaterra, 25 na Europa, 12 na Taça da Liga e 1 na Supertaça), o melhor goleador do emblema londrino (Bobby Tambling soma 203 tentos). Tem 5 “hat-tricks” e 58 penalties marcados (falhou nove). A sua principal vítima foi o Aston Villa, que sofreu 14 golos de Lampard.

LEIA TAMBÉM
As 10 contratações mais caras de Pep Guardiola no Manchester City

Em relação a títulos, são 11 troféus que tem em casa, o mais importante alcançado em 2012, quando foi campeão da Champions, com Roberto di Matteo como técnico (1-1 no prolongamento, 4-3 nas grandes penalidades contra o Bayern Munique). Nota também para três títulos da Premier League, em 2005, 206 e 2010.

A título individual, foi escolhido o melhor jogador do campeonato inglês em 2005, ano em que ficou em segundo na escolha de jogador do ano pela FIFA, apenas atrás de Ronaldinho.

Quanto tempo ficará Lampard como treinador?

Um dos desafios de Lampard será fazer com que o clube finalmente consiga manter um treinador por algum tempo no banco de suplentes. Nos últimos sete anos, foram cinco, sendo José Mourinho o que aguentou por mais tempo, concretamente 2 anos, 6 meses e 15 dias.

O “Special One” somou 92 partidas nesse período na Premier League, totalizando 55 jogos, 19 empates e 18 derrotas, reconquistando o campeonato inglês na temporada 2014/15, quando somou uma média de 2,29 pontos por partida. Em 2013/14 o português alcançou 2,16 e terminou em terceiro, enquanto em 2015/16, aquando demitido após 16 partidas (4 vitórias, e empates e 9 derrotas) somou apenas 0,94 pontos por partida, ocupando um desolador 16.º lugar da tabela classificativa.

Os últimos treinadores do Chelsea
Os últimos treinadores do Chelsea
pub

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here