Vencedor dos 400 metros livres, o chinês Sun Yang levou para casa a medalha de ouro no Mundial de Natação, que decorre em Gwangju, na Coreia do Sul. Mas, na tradicional foto com os três vencedores do pódio, o australiano Mack Horton, segundo, recusou tirar a fotografia.

A rivalidade entre os dois nadadores é frequente e este domingo teve um novo capítulo, com Horton a recusar tirar a fotografia dos vencedores ao lado de Yang. O australiano sempre foi muito crítico em relação aos rumores de uso de doping por parte do chinês, que, em 2014, acusou positivo a trimetazidina, uma substância estimulante.

Entretanto, em setembro último, o asiático e os seus guarda-costas teriam destruído com um martelo um frasco que continha o seu sangue, uma atitude que será ajuizada em breve pela Associação Mundial de Antidopagem e que poderá causar a punição definitiva do chinês do desporto, ainda mais quando Yang já falhou um controlo anti-doping fora de competição.

LEIA TAMBÉM
Adam Peaty regista novo recorde do Mundo nos 100m bruços

Há relatos de que o agora campeão do Mundo dos 400 metros livres foi bastante violento para com os inspetores encarregados de recolher mostras do seu sangue e urina no seu domicílio.

Sun Yang lamenta posicionameto de Mack Horton

Apesar dos dirigentes da FINA terem procurado que Horton tirasse a fotografia da praxe com o vencedor, este domingo, a verdade é que o australiano se negou a tal, inclusive nas fotos seguintes, quando os vencedores são fotografados pelos profissionais da área ao pé da piscina.

«Sinto-me frustrado. Não tenho de dizer mais nada. O que tenho feito e como tudo aconteceu fala por si só», afirmou o australiano aos jornalistas em Gwangju.

Sun Yang condenou a atitude do seu rival.

«A falta de respeito de Mack Horton comigo, tudo bem, mas com a China… É lamentável. É o que mais sinto

De referir que o australiano foi o último homem a vencer Yang (três vezes campeão olímpico e oito vezes campeão Mundial), que não perde desde a final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando foi derrotado pelo australiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here