Chile e Perú lutam em Porto Alegre, no Brasil, por um lugar na final da Copa América. O primeiro procura um inédito tricampeonato, o segundo espera alcançar pela primeira vez o jogo decisivo do evento.

Campeão em 1939 e 1975, o Perú jamais disputou uma final da Copa América, já que, quando venceu a prova, o sistema de disputa não contemplava um jogo decisivo. No entanto, e depois de eliminar o favorito Uruguai nas grandes penalidades, já ninguém duvida que tal é possível.

pub

Já o Chile espera manter o seu domínio nos últimos anos, já que é o vencedor das duas últimas edições, em 2015 e 2016. Caso saia vencedor no domingo, os chilenos irão igualar a Argentina de 1945, 1946 e 1947, algo realmente honroso para a equipa orientada por Ricardo Gareca.

Ambas as seleções estão próximas no ranking da FIFA, com os chilenos a ocuparem o 13.º lugar e os peruanos o 20.º. Nos confrontos entre as duas equipas para os Mundiais, por exemplo, ambas as equipas jogaram entre si por 19 vezes, com o Chile a somar 11 vitórias e perdido 6, além de dois empates. Em relação a golos, 35 para o Chile e 25 para o Perú.

Já no historial da Copa América há uma maior equilíbrio entre as duas equipas…

Há um equilíbrio grande entre Chile e Perú na Copa América
Há um equilíbrio grande entre Chile e Perú na Copa América

… embora na presente edição da prova, os números voltem a dar o favoritismo ao Chile:

Perú vai derrubar o Chile, atual bicampeão?
Perú vai derrubar o Chile, atual bicampeão?

De referir que, nas meias-finais, as duas seleções já jogaram entre si por duas vezes, em 1979 e 2015, e com o mesmo desfecho: Perú eliminado pelos chilenos.

O jogo fica marcado também por uma constelação de estrelas. Do lado do Chile, temos Arturo Vidal, Alexis Sánchez e Charles Aránguiz, já o nome forte do Perú é Paolo Guerrero, mas também merece o nosso olhar cuidadoso Pedro Gallase, que defendeu o penalty de Luis Suárez nos quartos-de-final e que qualificou a sua seleção, e o benfiquista André Carrillo.

Ou seja, apesar de não ter o glamour de um Brasil-Argentina, a verdade é que este Chile e Perú também não é de ser ignorar…

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here