A sétima jornada terminou para todos os seis principais campeonatos europeus e há um facto a destacar: Portugal alcançou a pior média de golos de todas as jornadas até agora realizadas nas ligas inglesa, francesa, italiana, espanhola e alemã.

Na sétima jornada, em nove jogos, apenas e só… 13 golos. Ou seja, a jornada foi realmente dura para os adeptos portugueses, com a liga portuguesa a obter a média de golos mais baixa até ao momento, concretamente 1,44 golos por partida.

pub

A “honra” deste número que ninguém deseja sustentar estava na posse da liga espanhola e italiana, na segunda e quinta jornadas, respetivamente. Na ocasião, ambos os campeonatos apresentaram uma média de 1,80 golos por jogo.

Mas a verdade é que a liga portuguesa alcançou os mínimos dos mínimos na sétima ronda. No total, dos nove encontros, seis terminaram 1-0 (com três vitórias forasteiras) e um 0-0. Mais de dois golos, apenas no Marítimo-Moreirense (2-1) e Famalicão-Belenenses (3-1). Ou seja, 53,84% do total dos golos da jornada aconteceram em apenas dois encontros.

Curiosamente, a melhor jornada em termos de golos pertence precisamente a Portugal, concretamente a quinta, quando foram marcados 34 golos por esses campos afora, uma média de 3,77 tentos por partida, um número que ainda não foi alcançado por ninguém. A mais próxima é a segunda jornada da Alemanha, com uma média de 3,55.

Bundesliga é onde há mais festivais de golos

A melhor sétima jornada dos seis principais campeonatos europeus aconteceu novamente na Alemanha, com 3,22 golos por partida. Até ao momento, a Bundesliga é o campeonato onde há mais golos por encontro. Das sete jornadas, liderou em cinco e em apenas uma apresenta uma média inferior a três golos por partida, especificamente na quinta, com uma média de tentos por encontro de 2,88 (ou seja, a mais baixa da Alemanha é o dobro da mais baixa de Portugal…).

As melhores e piores jornadas dos 6 principais campeonatos europeus.
Portugal com a pior média de golos das jornadas
As melhores e piores jornadas dos 6 principais campeonatos europeus.
Portugal com a pior média de golos das jornadas

Como curiosidade, refira-se que o Borussia M’Gladbach não era líder isolado da Bundesliga desde 1976/77 (aliás, quando foi campeão…) e que o Wolfsburg é a única equipa invicta da prova, com 4 vitórias e 3 empates.

Por último, de referir que ainda falta disputar um jogo em Itália, Brescia-Sassuolo, adiado para 18 de dezembro devido a morte de Giorgio Squinzi, propietário do conjunto visitante.

pub

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here